Gostinho de gente que faz e acontece: Bolo leite de pássaro

by - quinta-feira, junho 28, 2018




Ingredientes:

Massa:
- 160g de açúcar refinado 
- 170g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 3 ovos
- 180g de farinha de trigo
- 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha

Recheio:
- 12g de gelatina incolor e sem sabor (1 pacote)
- 450g de água
- 450g de açúcar refinado
- 15g de suco de limão
- 105g de claras
- 200g de manteiga sem sal
- 197g de leite condensado

Cobertura:
- 250g de chocolate amargo, ou meio amargo, picado
- 40g de manteiga sem sal

Modo de preparo:

Massa: Unte e forre duas assadeiras de 25 cm de diâmetro e reserve. Na batedeira, coloque a manteiga com o açúcar até obter um creme. Após, diminua a velocidade da batedeira e adicione os ovos um a um, batendo em cada adição. Peneire a farinha de trigo sobre a massa, misture delicadamente e acrescente a essência até que tudo esteja incorporado. Separe a massa nas assadeiras em camadas finas, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos, até que fique levemente dourado, guarde.

Recheio: em uma panela, misture delicadamente o açúcar e a água. Leve ao fogo e não mexa mais, até formar uma calda em fio pérola, a 121ºC. Quando a calda chegar a temperatura de 115ºC, despeje as claras e o suco de limão na batedeira. Após, adicione a calda em ponto de fio pérola enquanto as claras batem. Deixe bater até o merengue esfriar e formar uma mistura brilhante e firme, reserve. Depois de pronto o merengue, bata na batedeira a manteiga e o leite condensado. Derreta a gelatina segundo as instruções do fabricante. E por fim, misture, com movimentos circulares, o merengue no misto de manteiga e leite condensado e a gelatina dissolvida. Reserve para a montagem.

Montagem: após a massa esfriar e o recheio estar pronto, recubra as laterais da forma com uma fita para torta ou uma tira de acetato de 12cm de altura. Coloque a massa ao fundo, metade do suflê, após mais uma camada de massa e o restante do creme. Leve na geladeira por 2 horas antes de aplicar a cobertura.

Cobertura: derreta em banho-maria o chocolate e adicione a manteiga, misture bem. Desenforme o bolo e cubra com a cobertura e mantenha sob refrigeração. Na hora de servir, corte o bolo com o auxílio de uma faca quente.

Fonte e foto: Agua na Boca  


You May Also Like

0 Comments