quinta-feira, março 29, 2018

Gostosa e faz um bem danado...!Água de coco e seus benefícios cientificamente comprovados

agua de coco


Hum...! Gostosa e faz bem ...! Isso mesmo, a  água de coco,  é uma bebida muito conhecida e consumida principalmente no calor. Mas o que nem todos sabem é que a água de coco, além de gostosa e refrescante,  pode proporcionar muitos benefícios à saúde.  Beneficios da água de coco

 Fonte de nutrientes

A água de coco é o suco encontrado no centro de um coco jovem e verde, que ajuda a nutrir a fruta. À medida que o coco amadurece, parte do suco permanece na forma líquida, enquanto o restante amadurece na carne branca sólida conhecida como polpa de coco. Nessa fase de amadurecimento do coco o chamamos de coco seco, ou copra. A água de coco é produzida naturalmente na fruta e contém 94% de água e muito pouca gordura. Um copo americano de água de coco é capaz de oferecer:

Carboidratos (9g)
Fibras (3g)
Proteínas (2g)
Vitamina C (10% da Ingestão Diária Recomendada - IDR)
Magnésio (15% da IDR)
Manganês (17% da IDR)
Potássio (17% da IDR)
Sódio (11% da IDR)
Cálcio (6% da IDR


Tem propriedades antioxidantes


Pesquisas em animais expostos a toxinas mostraram que a água de coco contém antioxidantes capazes de modificar os radicais livres para que eles não causem mais danos. Um estudo mostrou que ratos com problemas no fígado apresentaram melhora significativa no estresse oxidativo quando foram tratados com água de coco, em comparação com ratos que não receberam tratamento. Em outro estudo, os ratos foram alimentados com uma dieta rica em frutose e depois tratados com água de coco. A atividade dos radicais livres diminuiu, assim como a pressão arterial, os triglicerídeos e os níveis de insulina.


Bom  contra o diabetes

A  água de coco é uma boa fonte de magnésio, que demonstrou melhorar a sensibilidade à insulina e diminuir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 e pré-diabetes.


Pode previne pedras nos rins

Beber bastante líquido é importante para a prevenção de pedras nos rins. Embora a água pura seja uma ótima escolha, um estudo sugere que a água de coco pode ser ainda melhor. O estudo feito em ratos com cálculos renais descobriu que a água de coco impede que os cristais grudem nos rins e em outras partes do trato urinário; e reduz o número de cristais formados na urina. Os pesquisadores acreditam que isso ajudou a reduzir a produção de radicais livres que ocorreram em resposta aos altos níveis de oxalato na urina. No entanto, este é apenas um estudo que investigou os efeitos da água de coco sobre pedras nos rins, mais pesquisas são necessárias nesta área.

 Bom para a saúde do coração

Beber água de coco, também pode ser útil para reduzir o risco de doença cardíaca. Em um estudo, os ratos que consumiram água de coco tiveram reduções no colesterol e triglicerídeos no sangue. Eles também experimentaram reduções significativas na gordura do fígado.


Reduz a pressão arterial

A água de coco também pode ser uma ótima bebida para manter a pressão arterial sob controle. Em um pequeno estudo, 71% das pessoas com pressão alta que ingeriram água de cocoexperimentaram melhorias significativas na pressão. Além disso, outro estudo com animais descobriu que a água de coco tem atividade anti-trombótica, o que significa que ela pode ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos.


Bom  após a prática prolongada de exercícios

A água de coco pode ser a bebida perfeita para restaurar a hidratação e reabastecer os eletrólitos perdidos durante o exercício. Eles incluem potássio, magnésio , sódio e cálcio. Dois estudos mostraram que a água de coco restaurou a hidratação após o exercício melhor do que a água e igual a bebidas esportivas com alto eletrólito.Os participantes também disseram que a água de coco causou menos náusea e desconforto estomacal que as bebidas esportivas. No entanto, outro estudo comparando bebidas com alto teor eletrólito, descobriu que a água de coco tendeu a causar mais inchaço e dor de estômago.


Fonte de hidratação

A água de coco é naturalmente adocicada e tem um sabor muito agradável. O ideal é consumir a água de coco direto do coco. 



Fonte: Healthline