Gostinho de gente que faz que e acontece: Pastel de angu/fubá

by - quinta-feira, fevereiro 22, 2018


Reprodução/Tempero Alternativo



Ingredientes:
Massa:  
2 xícarade fubá   (250 g); 
 2 xícaras de água filtrada (500 ml); 
 2 colheres de sopa (10 g)de Polvilho doce ou azedo; 
 2 colheres de chá (10 ml) de óleo vegetal ( milho,   canola ou girasol)
1 colher de chá (5 g) de sal ou 1/2 colher de chá (3 g) para pastéis com recheio doce. 

Recheio: 
Fica a gosto, podendo ser doce ou salgado. 
O importante é que você obtenha 2 xícaras de recheio. Essa quantia é suficiente para rechear os pastéis.

Modo de preparo: 

Em uma panela misture a água, o sal e o óleo vegetal. Leve ao fogo médio até levantar fervura. Acrescente o fubá aos poucos, mexendo sem parar a cada adição para não formar grumos. Quando começar a massa ficar mais pesada e soltar do fundo da panela, cerca de 5 minutos, desligue o fogo.  Despeje a massa ainda quente sobre uma superfície limpa e lisa. Espalhe sobre a superfície e espere amornar. Acrescente o polvilho doce e sove a massa até ficar homogênea. Cubra com um pano de prato úmido e deixe descansar por cerca de 15 minutos.  Enquanto isso prepare o recheio a gosto. Divida a massa em 12 porções iguais e forme bolinhas. Quando não estiver trabalhando a massa, mantenha coberta com um pano de prato úmido para não ressecar. Abra a massa com um rolo ou prensa entre duas folhas de plástico para não grudar. Como a massa é frágil, não indico abrir muito fina senão irá rachar com facilidade. Coloque o recheio, cerca de 2 colheres de sopa por pastel, e feche ainda mantendo a folha de plástico. Dobre as beiradas ou aperte levemente com um garfo para fechar. 

Dica:  Existem duas formar de preparar esses pastéis: 
ASSADOS: Unte uma assadeira antiaderente (importante para não grudar) com óleo e disponha os pastéis. Pincele um pouco de óleo sobre a massa e asse em forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 30 minutos. Resultado: pastéis menos gordurosos e com massa flexível. 

FRITOS (das fotos): Aqueça o óleo até ficar bem quente. Frite os pastéis por imersão até ficarem dourados. Escorra sobre papel-toalha para retirar o excesso de gordura. Resultado: pastéis mais gordurosos e com massa sequinha e crocante.

Crédito: Bonde/Reprodução/Tempero Alternativo

You May Also Like

0 Comments