segunda-feira, junho 12, 2017

É bom e saudável...! Mas só se for na medida certa

bolos

Hum...! Na medida certa...! Pois é, em tempos de festa juninas é tempo Quadrilhas, fogueiras e bandeirinhas e muita comida boa na mesa. A festa junina, comemorada em todo o Brasil e que ganha grande expressão da cultura no Nordeste, tem como uma das principais tradições, as comidas típicas da época. Pamonha, milho cozido, canjica, milho assado, cuscuz, pipoca e bolo de milho, são alguns dos alimentos consumidos nesse período. O ingrediente comum de todos eles é o milho. A nutricionista Roseanny Cristina, do Hapvida Saúde, explica que o cereal é um ótimo aliado da saúde por ser rico em vitaminas. “O milho é uma fonte de fibras para saúde, rico em vitamina A e E, é um alimento que proporciona fonte de energia e melhora no funcionamento do organismo”. Mas, apesar do milho trazer benefícios à saúde, a preparação dos pratos com outros ingredientes pode não ser tão saudável assim. “Os ingredientes que levam nas comidas de típicas, como manteiga e açúcar, podem acarretar problemas futuros. Sendo também prejudicial a um paciente diabético ou hipertenso”, ressalta a nutricionista. Outros alimentos que fazem parte do cardápio da festividade são os doces: vatapá, mugunzá, paçoca, baião de dois, arroz doce, quentão, arroz doce e pé de moleque. Com tantas opções dessa culinária típica, a palavra chave é moderação. Segundo a profissional, é possível fazer a substituição de ingredientes. “Na hora de preparar os alimentos, pode trocar determinados itens por leite desnatado, açúcar demerara ou orgânico e manteiga orgânica”, ressalta ela .

Fonte: Blog do Xerife